Making policies work

Multimedia

Navegando por novos caminhos na cooperação internacional

13-09-2018
Share Button

Buscando construir o relacionamento futuro entre a UE e os países em desenvolvimento mais avançado.

Como a União Europeia (UE) se relaciona com países de renda média e países em desenvolvimento mais avançado (MICs e MADCs)? Como a UE pode melhorar seu relacionamento futuro?

O debate atual é muito ambivalente e vai além das escolhas claras. Uma política dedicada sobre as prioridades da UE no relacionamento com tais países ajudaria a reconciliar as diversas motivações por trás deste relacionamento e a enfrentar algumas das escolhas mais difíceis. Uma política clara poderia ser combinada com flexibilidade operacional, adaptando ações aos objetivos da UE e às demandas dos países parceiros. Colaborar com diferentes atores de dentro e de fora da UE, tais como empresas, autoridades locais e sociedade civil, traria benefícios notáveis.

As negociações sobre o orçamento pós 2020 da UE e o processo de programação seguinte ajudarão a esclarecer melhor a oferta da União europeia, a qual pode ser construída na base de seus ativos mais valiosos, ou seja, sua dimensão e rede continental, sua competência e riqueza de ferramentas disponíveis para cooperação.


Leia e faça o download


Download (PDF, 1.45MB)

Essa brochure é um resumo dos resultados do nosso extenso estudo sobre as formas em que a União Européia se relaciona com países de renda média e países em desenvolvimento mais avançado.

This brochure is also available in English.
Cette brochure est aussi disponible en français.
Este folleto también está disponible en español.
Русскую версию брошюры читайте здесь.

European external affairsEU Development Policy and PracticeEuropean Union (EU)Middle Income Countries (MIC)